Como a psicoterapia pode te ajudar?
A psicoterapia é um processo que se estabelece através da relação entre analista e analisando. Iniciar uma psicoterapia é iniciar um trabalho de “cura” consigo mesmo e com o outro.
A forma nos colocamos no mundo é resultado de uma série de entrelaçamentos entre mente corpo e ambiente. A maneira como vamos experienciando o mundo, a forma como fazemos trocas afetivas, emocionais, o contato com outras pessoas, o corpo e as narrativas que construímos a partir dessas experiências, são os pequenos tijolos que constroem um ser humano.
Impactamos e somos impactados o tempo todo por diferentes tipos de experiências, sejam elas positivas ou negativas. Registramos esses momentos, mesmo que eles não estejam acessíveis à nossa memória, de maneira inconsciente ou implícita, por isso sentimos, pensamos, reproduzimos situações e comportamentos mesmo sem saber o porquê, mesmo não querendo.
Ainda é comum pensar que a psicoterapia é apenas para pessoas que sofreram de grandes traumas, mas o que vemos cada dia mais, com pesquisas e estudos clínicos, é que poucos são os casos de grandes traumas, a maior parte das pessoas acumula pequenos traumas e justamente a repetição dessas situações traumáticas vão fazendo uma fenda, que dificulta e até mesmo impossibilita, essas pessoas de manterem relacionamentos saudáveis, de conseguirem dar conta da própria vida, de se sentirem confiantes e seguras, e principalmente de se sentirem amparadas.
O número de pessoas que sofrem com questões afetivas/emocionais é cada vez maior, em um mundo cada vez mais veloz, cada vez mais estressante e cada vez mais individualista: O desamparo parece ser o grande protagonista.
A psicanálise relacional vêm cada vez mais estudando esses casos e propondo novas ideias de tratamento em uma psicologia de duas pessoas, onde não apenas os conflitos intrapsíquicos são levados em consideração, mas também a relação entre analista e paciente, nesse espaço há uma co-construção, onde juntos poderão entrar em um processo de descobertas, ajustes e criação.
A psicanálise relacional difere da psicanálise tradicional. Freudiana/Kleiniana/Lacaniana, fazendo pontos em comum e também criticas a técnicas e métodos que parecem já não se encaixar nas necessidades do tempo atual. Nesse sentindo ampliam-se as possibilidades para uma psicoterapia que também leva em conta outros campos do saber, como a fenomenologia, as neurociências, os estudos de gênero, estudos de campo entre cuidadores e infantes, etc.
Não há um tratamento padronizado, cada paciente é único e tem necessidades únicas portanto, essa construção será feita a dois, paciente e analista.
Quando devo começar uma psicoterapia?
Para iniciar uma psicoterapia o paciente geralmente é motivado por uma angústia, uma dificuldade em lidar com situações inerentes à vida, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, uma situação de perda ou luto, situações que geram ansiedade e diversos outros sintomas, situações de estresse relacionados ao trabalho, situações traumáticas, dificuldade em encontrar caminhos possíveis, falta de vontade de viver, abuso de substâncias, entre tantas outras situações que causam angústia, dor, raiva, apatia, tristeza, etc.
Qual o tipo de psicoterapia é praticado no consultório?
Em minha trajetória tive uma formação iniciada pela psicanálise tradicional clássica e hoje sigo nos estudos em psicanálise relacional, portanto o viés será o da psicanálise.
Psicoterapia Online
Atendimento online para brasileiros no exterior.
Psicoterapia Presencial
Atendimento presencial para adolescentes e adultos.
Supervisão Clínica
Supervisão para Psicólogos e Psicanalistas.
Consultoria Empresarial
Consultoria de bem estar corporativo para empresas.