Entre o coração e a vida prática.

“Tudo passa e tudo ficaporém o nosso é passar,passar fazendo caminhoscaminhos sobre o mar Nunca persegui a glórianem deixar na memóriados homens minha cançãoeu amo os mundos sutisleves e gentis,como bolhas de sabão Caminhante, são tuas pegadaso caminho e nada mais;caminhante, não há caminho,se faz o caminho ao caminhar.”Cantares, Antonio Machado A etimologia da palavra …

Entre o coração e a vida prática. Leia mais »

BURNOUT: Por que ele está aumentando tanto entre os jovens?

Uma pesquisa de 2021 feita pelo Indeed, site de empregos, mostra que os millenials e a geração Z, ou seja, os nascidos a partir de 1981 em diante, relataram os maiores números de Burnout, 59% e 58% respectivamente. Outra pesquisa feita em 2022 pela plataforma Asana, mostrou que a Geração Z de trabalhadores está reportando …

BURNOUT: Por que ele está aumentando tanto entre os jovens? Leia mais »

As 15 habilidades do futuro essenciais para o mercado de trabalho.

As 15 habilidades do futuro que serão essenciais para o mercado de trabalho. A pandemia acelerou o crescimento do mundo digital e mudou as formas de interações humanas, desde as relações de trabalho até os relacionamentos amorosos, do mais íntimo ao superficial, tudo se transformou e é possível pensar que estamos vivendo a nossa “revolução …

As 15 habilidades do futuro essenciais para o mercado de trabalho. Leia mais »

neurocepção

A Neurocepção e sua conexão com o Trauma.

De que forma selecionamos quais experiências são seguras e quais podem ser ameaçadoras? Você já deve ter escutado em algum lugar sobre como nossos cérebros são preparados de maneira inata para detectar situações de ameaça, perigo e segurança, esse sistema é parte essencial para a sobrevivência de qualquer espécie. Através dos nossos órgãos sensoriais detectamos …

A Neurocepção e sua conexão com o Trauma. Leia mais »

O que está por trás da capacidade de inovar?

O que está por trás da capacidade de inovar? Essa foi a pergunta que originou o curso de psicologia da inovação da FIAP ministrado por Fernanda Furia, que faz uma dinâmica apresentação de seu trabalho de pesquisa em inovação aproximando conceitos da psicanálise como o brincar, conceito explorado por D. Winnicott entre tantos outros autores …

O que está por trás da capacidade de inovar? Leia mais »

Às vezes somos árvores, enraizamos.

Às vezes somos árvores, daquelas bem antigas com troncos grossos e raízes que percorrem metros no subsolo, quero dizer que às vezes somos enraizados na nossa história como se não houvessem outras maneiras de viver, como se a mudança fosse algo totalmente impossível, isso porque somos também teimosos, insistimos em querer consertar os outros e …

Às vezes somos árvores, enraizamos. Leia mais »

Ausência de ilusão, esgotamento e o colapso emocional.

Um ano que virou dois, a falta de esperança, a incerteza e o esgotamento são sintomas preocupantes na maior parte das pessoas. Após novamente o lockdown e o fechamento de tudo de maneira ainda pior do que no ano passado, não se fala em outra coisa no consultório além do esgotamento emocional e a falta de …

Ausência de ilusão, esgotamento e o colapso emocional. Leia mais »

A maturidade para além do que se pode ser.

Uma interessante descrição de saúde mental usada por Winnicott, baseia-se na maturidade do indivíduo, ele escreve: “Saúde é maturidade, maturidade de acordo com a idade do indivíduo.” O desenvolvimento emocional para ele, provém de um ambiente suficientemente bom, capaz de fornecer suporte total ao bebê em um primeiro momento e de aos poucos tornar-se não-todo, …

A maturidade para além do que se pode ser. Leia mais »

Rolar para cima
Olá, precisa de ajuda?