Rua Raul Rodrigues Siqueira 458, Santa Luzia - Bragança Paulista
contato@daniellevieira.com.br
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757

Close
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757 contato@daniellevieira.com.br

A CURA PELO TOQUE

“O trabalho a que se dedicam os psicoterapeutas diz respeito ao despertar para a vida: trazer de novo vida para psiques mortas, através do corpo, e para as partes mortas do corpo, através da psique.” ( Mcnelly, D. A., 1987, pg12. Cultrix, S.P. )

Em que momento nos desconectamos do nosso próprio corpo? Para onde foi nossa consciência corporal?

Quase sempre a correria do dia a dia e as milhares de tarefas diárias e responsabilidades nos fazem esquecer de olhar para nós mesmos, não somente para nossa saúde psíquica mas especialmente para o nosso corpo, aquele que nos carrega todos os dias.

Talvez uma das habilidades menos desenvolvida da grande maioria das pessoas seja a consciência corporal, dificultada por diversas barreiras morais impostas ao longo do tempo, o toque tornou-se algo que nos faz sair da zona de conforto.

Jacobson disse que “não existe mente ansiosa dentro de um corpo relaxado”

Poucas pessoas associam a psicoterapia ao toque, porém diversos estudos e métodos desenvolvidos, como a Calatonia de Petho Sandor, provam que o toque terapêutico leva a uma nova consciência corporal trazendo à tona conteúdos inconscientes e promovendo assim a integração de um universo simbólico.

O corpo é expressão e traz consigo diversos conteúdos importantes, memórias, emoções, símbolos, informações valiosas para um processo de autoconhecimento. Cuidar somente de aspectos psicológicos é como tirar apenas metade da rolha de um vinho, é necessária toda a rolha para que ele se abra e para que possamos degustar.

Além disso, a grande maioria das abordagens corporais trazem consigo fantásticos benefícios no alívio da tensão corporal, controle da ansiedade, redução do stress e esvaziamento da mente portanto devem ser aliadas no processo terapêutico, não mais um grande TABU.

Se você nunca experimentou abordagens corporais seja na psicoterapia ou apenas terapêuticas, seguem algumas dicas para começar:

Calatonia – Método criado por Pethó Sándor, consiste em toques sutis na região dos pés e cabeça e seu objetivo é a regulação do tônus muscular, promovendo assim equilibrio psico físico, através não somente do método mas também do conjunto entre a vivência dos toques e a psicoterapia, geralmente aplicada por psicólogos e outros profissionais da saúde.

Reiki – O Reiki é uma terapia complementar integrativa, uma técnica japonesa que através da imposição das mãos pode reduzir o stress, aliviar dores e promover relaxamento. Essa técnica japonesa visa sobretudo o equilíbrio energético corporal.

Reich – A terapia Reichiana atual em 3 níveis, psicológico, corporal e bioenergético, está associada com a psicoterapia e pode ser aplicada por psicólogos com conhecimento nas teorias de Wilhelm Reich e no processo de desencouraçamento.

Massagem Biodinâmica – Criada por volta de 1960 pela psicóloga Gerda Boyesen a massagem biodinâmica utiliza de toques e massagem como forma de redistribuir a energia vital do corpo e aliviando sintomas psicossomáticos.

Yoga- Yoga deriva da palavra em sânscrito “Yuj” significa “integrar, unir”, é uma filosofia que possui mais de 5 mil anos de sabedoria em harmonizar corpo e mente através de técnicas de respiração, posturas, meditação e a vivência do silêncio.

Treinamento autógeno de Schultz – Criado pelo psiquiatra alemão Johannes Heinrich Schultz em 1908-1912 na Alemanha, o treinamento tem como objetivo a tranquilização interna, auto controle e redução dos níveis de stress e ansiedade através de seis exercícios de concentração, sendo que dois são para relaxamento e 4 para tranquilização das principais funções orgânicas. Aplicado por psicólogos combinada com a auto aplicação essa técnica ganhou adeptos, entre eles grandes executivos do mundo todo.

A relaxação progressiva de Jacobson – Pode ser feita em casa, baseada na contração muscular e relaxamento em sequencia visa a liberação da tensão muscular, diminuição da ansiedade e alivio de dores musculares.

“Crescimento psicológico sem consciência do corpo é como uma árvore sem raízes”. (Mindell, A, O Corpo Onírico).

 

Phone: (11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757
Fax: (11) 2277-4283
Consultório de Psicologia em Bragança Paulista
Rua Raul Rodrigues Siqueira 458, Santa Luzia - Bragança Paulista
Whatsapp!