Terapia de Casal – O que é e quando buscar?
Saiba tudo sobre terapia de casal:
“As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os problemas; quando na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas” Norman Mailer
A terapia de casal é um tipo de psicoterapia onde ambos os cônjuges participam do processo de análise e juntos irão entender melhor a relação, o papel que cada um desempenha no relacionamento e de que forma eles interagem, visando não só a compreensão das situações vivenciadas como também a abertura de caminhos para a resolução de conflitos e novos canais de comunicação entre os dois.
Os motivos que levam os casais a buscarem a terapia de casal são inúmeros, desde salvar um relacionamento até mesmo a enfrentar a separação da melhor maneira possível, mas para falarmos sobre a psicoterapia de casal é necessário compreender como funciona a dinâmica da atração e da construção dos relacionamentos.
Um casal se forma a partir de uma atração em sua maior parte inconsciente, geralmente psicológica, mesmo que haja a atração física o casal se forma a partir de uma idealização do outro. Essa idealização do outro não é necessariamente ruim, ela pode ser boa e importante para o início do relacionamento, mas ao mesmo tempo ela pode gerar conflitos ao longo do tempo.
Na escolha de um companheiro (a) é comum buscar no outro um lado que não foi encontrado dentro de si próprio, a escolha do parceiro (a) traz esse componente inconsciente onde “eu busco no outro aquilo que é meu e que não desenvolvi, que permanece inconsciente. ” Por exemplo, um homem “forte”, “dominador” e “seguro de si” pode buscar uma mulher com características mais “frágeis” “meiga” e “delicada”, como forma não só de ser o dominante na relação, mas também de ir ao encontro dessa sua parte delicada e frágil que ele não consegue encontrar em si mesmo.
“Cada um do casal faz tentativas de satisfazer as duas necessidades básicas: uma, buscar no outro uma complementação daquilo que falta em si próprio; a segunda consiste em depositar no outro tudo aquilo que não tolera em si. ” David. E. Zimerman.
Uma das questões mais importantes que a terapia de casal traz à tona é: O que te levou a escolher esse parceiro?
O mesmo que leva as pessoas a se atraírem é o mesmo que leva as pessoas a entrarem em conflito. A escolha individual é feita a partir de uma idealização, a partir de uma projeção de suas próprias questões, questões essas ligadas à história de vida de cada um, que por vezes pode ser dolorosa e difícil.
É na idealização de que o outro vai me tirar, me resgatar, daquilo que não tive é que os conflitos aparecem. Desconstruir essa idealização é se readaptar a realidade de ambas as partes, elaborar e colocar as fantasias e expectativas em uma perspectiva realista.
Um casamento é tentar equilibrar a individualidade com a conjugalidade, pois ao privilegiar a individualidade, a conjugalidade e tudo o que uma vida a dois pode proporcionar é deixada de lado, e ao dedicar-se somente à conjugalidade realizações pessoais importantes podem ser ignoradas e futuramente podem vir a tornarem-se fontes de grandes frustrações no âmbito pessoal afetando o relacionamento de forma incisiva.
Quando buscar terapia de casal?
Quando os conflitos passam a ser intensos e mal resolvidos a terapia de casal é recomendada, outro fator decisivo na busca da terapia de casal é quando a comunicação está comprometida ou quase inexistente, em grande parte dos casos a comunicação não é de fala e escuta e sim de dois monólogos onde um tenta impor suas expectativas ao outro e vice-versa.
“O casamento não é somente um lugar de bem estar, mas sim de desenvolvimento, é através dessa relação com o outro que vamos nos desenvolvendo como pessoa. É através do olhar do outro que podemos nos desprender do nosso próprio olhar sob nós mesmos, renunciar ao narcisismo pouco a pouco e se reconhecer nessa realidade a dois.”
A terapia de casal proporciona profundas reflexões sobre os papéis desempenhados no relacionamento e de que forma eles interagem e regem o casal em sua vida amorosa e familiar.
Terapia de Casal Bragança Paulista
Autora: Danielle Vieira – Psicóloga em Bragança Paulista e São Paulo – SP, CRP 06/131376