Av. Dr. Tancredo das Neves, 183, sala 01 - Bragança Paulista
contato@daniellevieira.com.br
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757

Close
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757 contato@daniellevieira.com.br
Como diminuir a ansiedade em 6 passos.

Como diminuir a ansiedade em 6 passos.

Como diminuir a ansiedade em 6 passos.

Aprenda nesse artigo como diminuir a ansiedade em 6 passos simples, você pode começar hoje mesmo em sua casa.

Ansiedade e Transtorno de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade ou transtornos ansiosos como são classificados são a condição mais comum na psiquiatria moderna. Cerca de 40 milhões de pessoas com 18 anos ou mais nos Estados Unidos, ou 18% da população, sofrerão um transtorno de ansiedade a cada ano, de acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América. Ao longo de toda a vida, essa taxa vai até 28,8% do público americano.

Há uma distinção importante entre ansiedade e transtorno de ansiedade.

como diminuir a ansiedade 2

A ansiedade é uma reação natural ao estresse e pode ser até benéfica- não é necessariamente patológica ou perigosa, até o ponto em que ela se torna uma condição e a diferença entre elas tem a ver com o nível de persistência, gravidade, angústia e se está impactando nas funções do dia dia.

Então, por exemplo, se sentir ansiedade ao assistir as notícias, provavelmente não precisa fazer nada sobre isso (exceto talvez desligar a TV, dar uma volta e respirar fundo). Mas se a sua ansiedade interfere na sua capacidade de se concentrar ou dormir – e, de acordo com o DSM-5, se você se preocupar com isso todos os dias por ao menos 6 meses – isso aponta para um TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada – e você deve procurar uma avaliação diagnóstica profissional.

Mas como não ser ansioso em um mundo tão rápido? Para quem sofre de nervosismos, ansiedade ou stress do dia dia existem muitas dicas de enfrentamento desses sintomas que podem ser usados para melhorar sua qualidade de vida. Veja a seguir como diminuir a ansiedade em 6 passos simples.

1.Considere situações e afazeres que te fazem sentir no controle.

como diminuir a ansiedade 3 post blog

A ansiedade é a preocupação excessiva com o que vai acontecer, ou seja, com o futuro, aquilo que não temos sob controle. Tente pensar no que você pode fazer sob determinada situação, escreva, faça um planejamento real somente sobre aquilo que você pode ter controle. Exemplo: Vou abrir um novo negócio e me sinto ansioso por isso, é impossível saber se os clientes irão gostar, frequentar ou comprar em seu negócio, mas é possível fazer um planejamento estratégico, cálculos, desenvolver habilidades, buscar informações, criar metas e cumprir uma etapa por vez.

2.Pratique meditação para diminuir a ansiedade

meditação em casa blog

Sim, a meditação auxilia no esvaziamento da mente, auxilia na redução do stress, libera serotonina entre diversos outro benefícios. Pratique em casa, comece com 5 minutos sentado em um colchonete ou cobertor no chão, respire fundo e expire completamente, repita por 5 minutos e deixe sua mente livre para passar o que tiver que passar. Combine com alguns alongamentos e seu dia começará muito melhor.

3. Seu celular não é parte do seu corpo

vicio celular blog

Olhar o celular antes de dormir ou ao acordar pode ser um gatilho disparador de ansiedade, não só altera o ciclo de sono por conta da luz como também dependendo do conteúdo pode gerar mais ansiedade, nervosismo e faz com que sua mente trabalhe demasiadamente em um momento que deveria ser de relaxamento. Seja seu próprio inspetor e fique atento com o tempo em que passa olhando para a tela do celular.

4. Sinta o suor

correr ansiedade

Praticar atividades físicas melhora o humor, a saúde física e mental, regulam os batimentos cardíacos, liberam substâncias como serotonina, endorfina e dopamina e regulam a ansiedade, entre uma série de outros benefícios. Mesmo que você não se sinta tão contente durante os exercícios com certeza vai se sentir melhor quando terminar e perceber como aquilo fez bem.

5. Diga NÃO para aquilo que drena você.

Aprenda a escolher quais atividades encaixar durante o dia para que você possa ter mais qualidade de vida e não apenas fique no modo automático fazendo muitas atividades e deixando pouco tempo para cuidar de você, aprenda a dizer não para as coisas e exigências em excesso. Organize-se e monte uma agenda, separe por prioridades e tire os compromissos de sua cabeça, coloque-os no papel.

6. Invista em Autoconhecimento 

autoconhecimento

Sem o auto conhecimento a vida fica mais difícil, fazemos coisas e nem sabemos o porquê, temos sentimentos que não sabemos lidar, procure se conhecer, invista em psicoterapia, em momentos a sós com o silêncio, aumente sua percepção sobre você mesmo. Auto conhecimento é libertador.

Autora: Danielle Vieira – Psicóloga em Bragança Paulista e São Paulo e fundadora do IIPB, CRP 06/131376.

 

 

Phone: (11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757
Fax: (11) 2277-4283
Consultório de Psicologia em Bragança Paulista
Av. Dr. Tancredo das Neves, 183, sala 01 - Bragança Paulista
Whatsapp!