Redes Sociais: Impactos Positivos e Negativos

Quais os principais pontos negativos e positivos nas redes sociais?

Bom, primeiro precisamos caracterizar o que são redes sociais: As redes são estruturas que conectam pessoas a partir de interesses em comum e que propiciam um ambiente de compartilhamento de informações.

No Brasil em 2021 as redes sociais mais usadas segundo We Are Social e Hootsuite são: Youtube (96.4%), WhatsApp (91.7%), Facebook (89.8%), Instagram (86.3%), Facebook Messenger (68.5%), Twitter (51.6%), TikTok (47.9%), Pinterest (47.1%), LinkedIn (42.6%) e Telegram (29.4%).

Se pudéssemos colocar em poucas palavras o que seria um “negativo universal” do uso das mídias digitais eu apostaria nesses:

  1. Alteração na percepção do tempo: Experiência do imediatismo, aumentam os sintomas de ansiedade e estresse.
  2. Gratificação Dopaminérgica: Toda vez que temos um like, um view, sentimos prazer e isso aumenta os níveis de dopamina no cérebro
  3. Vício: Não conseguir ficar fora da rede “FOMO” (Fear of missing out).
  4. Dificuldade em distinguir entre o que é verdade e o que é mentira.
  5. Comprometimento da capacidade de pensar de maneira independente, uma vez que vamos formando as opiniões com base em vídeos, textos e falas de outras pessoas, o chamado “efeito manada”.
  6. Ser manipulado pelos algoritmos, já é provado que toda a estrutura das redes sociais são arquitetadas de maneira a manter o usuário o maior tempo possível dentro dela, deixando-o vulnerável suficiente para que ele engaje com o que o algoritmo acha que é o melhor pra ele, tudo isso sem se dar conta, o usuário vai sendo levado a comprar um produto, seguir alguém, comprar cursos, ir a lugares específicos.
  7. Alterações importantes no sono: O hábito mais comum das pessoas é olhar a tela do celular antes de dormir, em especial checar as redes sociais. A luz azul, luz da tela do celular, tablet ou computadores, influencia negativamente no ciclo circadiano, mantendo o organismo desperto. Além disso, estudos mostram que o uso de mídias sociais por mais de 3 horas ao dia pode influenciar na qualidade do sono.

Quais os pontos positivos de uso das redes sociais em geral?

  • Aproximação de pessoas: Encurtamento de distâncias e possibilidade de trocas.
  • Suporte emocional: Formação de redes de apoios para interesses em comum.
  • Democratização do acesso ao conteúdo em especial conteúdo especializado.
  • Auto expressão e construção de identidade pessoal.
  • A possibilidade de acesso à diversidade e de trocas com pessoas de diferentes cenários.
  • Aumento das oportunidades de trabalho.

Como podemos incluir as redes na vida cotidiana de maneira saudável?

Primeiro é preciso conhecer como você funciona, seus pontos fortes e fracos em relação às redes, ter consciência do uso e definir limites. Gosto de pensar que a rede é só mais uma coisa com a qual nos relacionamos, assim como a comida por exemplo, quando consumida em excesso pode ser prejudicial e controlar a quantidade ingerida só cabe nós, assim como o consumo saudável desse “alimento” que é a rede social passa por tornar o uso dele consciente e aprender a lidar com nossas próprias emoções, não usá-lo como fuga da realidade, ou ao menos poder perceber que usamos mais essa ferramenta em determinados momentos da nossa vida, quando estamos com tédio, sozinhos, tristes ou insatisfeitos com algo.

Uma rede social pode ser pior que a outra, ou seja, pode causar mais dano psicológico? Ou todas são iguais?

A rede social de imagem como o Instagram, em diversas pesquisas, é sugerida como a pior delas. Isso parece ter a ver justamente com a exposição de vidas editadas, pequenas amostras grátis de vidas perfeitas, corpos perfeitos e que no fundo todos nós gostaríamos de ter mas que é absolutamente impossível, aí vem a frustração, o desânimo, o vazio, a inveja, a necessidade de consumir, de comprar, de modificar o corpo em excesso, tudo isso visando atingir uma perfeição que parece possível porque sempre tem alguém que chegou lá, ao menos nos stories.

Quais os problemas psicológicos mais frequentes que podem ser associados ao uso excessivo das redes sociais?

Estados ansiosos, insegurança, baixa autoestima, baixa tolerância a frustração, impulsividade, comportamentos agressivos, alterações importantes na memória e na atenção, aumento do abuso de substâncias, alteração na qualidade do sono, estados depressivos e risco de suicídio.

As praticas negativas estão mais presentes em alguma faixa etária?

Em termos de vulnerabilidade acredito que crianças e adolescentes estão mais vulneráveis aos efeitos negativos das redes, até porque eles ainda estão em processo de formação da subjetividade, mas em termos de discurso de ódio acredito que adultos de todas as faixas etárias são os que mais praticam.

O tempo gasto nas redes é um dos grandes causadores de problemas psicológicos?

Acho que o tempo é um fator importante mas não o único, uma série de fatores contribui para o aumento de transtornos psicológicos, grande parte ligado ao ambiente como um todo. A forma como nos relacionamos com as redes e nas redes, nada mais é do que um reflexo de como construímos nossa capacidade de relacionamento com o outro e com nós mesmos. Temos a tendência a estranhar e de certa maneira “demonizar” as redes mas o problema não são elas, é claro que tudo ali é pensado e construído para reter sua atenção e captar toda sua energia e tempo mas podemos permitir ou não que isso aconteça, desde que tenhamos duas coisas essenciais: desenvolvimento de habilidades socioemocionais e educação digital, ensinar pessoas a como se relacionar com essas redes e ajudá-las a se conhecer melhor é parte importante do nosso trabalho como profissionais e como pessoas.

Perguntas e respostas elaboradas a partir da entrevista feita para a turma de jornalismo da PUC-SP.
Esse texto tem caráter informativo, se você se identificou com algum sintoma busque ajuda profissional de um psicólogo.

Autora: Danielle Vieira CRP 06/131376.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Iniciar Conversa
Olá, precisa de ajuda?