As 15 habilidades do futuro que serão essenciais para o mercado de trabalho.
A pandemia acelerou o crescimento do mundo digital e mudou as formas de interações humanas, desde as relações de trabalho até os relacionamentos amorosos, do mais íntimo ao superficial, tudo se transformou e é possível pensar que estamos vivendo a nossa “revolução industrial” nesse exato momento, nesse tempo.
Essa mudança implica em um giro nas habilidades (skills), que serão necessárias para os trabalhos do futuro, implica também na criação de novos postos de trabalho em áreas que estão emergindo e provavelmente em funções que deixarão de existir até 2025.
De acordo com pesquisa do World Economic Fórum, essas serão as habilidades do futuro:
1. Pensamento analítico e inovação.
2. Aprendizagem ativa e aprendizagem estratégica.
3. Capacidade de resolver problemas complexos.
4. Pensamento crítico e analítico.
5. Criatividade, originalidade e iniciativa.
6. Liderança e influência social.
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia.
8. Programação e design de tecnologia.
9. Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação.
11. Inteligência Emocional.
12. Resolução de problemas e experiência do usuário.
13. Orientação para serviços.
14. Análise e avaliação de sistemas.
15. Persuasão e Negociação.
É possível perceber que as skills do futuro se dividem entre habilidades de ordem cognitivas e emocionais e habilidades voltadas ao uso e desenvolvimento de tecnologias. Caem cada vez mais as necessidades de um conhecimento técnico específico voltado à tarefa, e sobem para o centro das necessidades as habilidades socioemocionais.
O que nos leva a pensar que serão habilidades necessárias porque podem ser cada vez menos encontradas em gerações mais jovens por exemplo, uma geração mais marcada por uso de tecnologias mas que apresenta dificuldades de aprendizagem devido ao aumento de uso de telas e divisão constante de atenção, além da baixa tolerância a frustração, baixa resiliência, baixa capacidade de resolver problemas complexos, devido a rapidez e imediatismo dos sistemas em que estão organizadas as sociedades digitais. Ainda assim é possível observar caraterísticas que emergem dos mais jovens e que influenciarão as habilidades do futuro como a capacidade de inovação, a criatividade, a influência social cada vez mais acessível a qualquer pessoa, o pensamento crítico e as habilidades voltadas ao uso e monitoramento de novas tecnologias.
E aí, qual dessas habilidades você tem e gostaria de desenvolver mais?
Você está preparado para o futuro do trabalho?
Esse texto tem caráter informativo, se você se identificou com algum sintoma busque ajuda profissional de um psicólogo.
Autora: Danielle Vieira CRP 06/131376.