AFINAL, O QUE FAZ UM PSICÓLOGO?
Essa é uma dúvida muito comum e tenho recebido diversos questionamentos de amigos e pessoas próximas que não entendem exatamente o que faz um psicólogo e como o trabalho dele pode ajudar alguém.
Antes de mais nada, é necessário explicar que o modelo de psicologia clínica, ou seja, o psicólogo(a) que atende em consultório é apenas uma das diversas áreas de atuação desse profissional, que está inserido nas empresas, na área jurídica, acadêmica, hospitalar, serviços especializados como CAPS, na psicologia do trânsito, na psicologia do esporte (sim, quase todas as equipes de alto rendimento contam com o trabalho do psicólogo), neuropsicologia, psicopedagogia, entre tantos outros.
Separei algumas perguntas que recebi para tentar explicar de forma simplificada o papel do psicólogo clínico:
-
Nunca fui a um psicólogo, como funciona?
A sessão de psicoterapia dura em média 50 minutos e tudo o que for conversado durante as sessões é confidencial, a periodicidade das consultas é variável, o psicólogo irá avaliar juntamente com o paciente qual a frequência recomendada para cada caso, ainda assim o mais comum é de uma vez por semana. O valor da consulta varia de acordo com cada profissional e deve ser combinado previamente.
-
O que acontece durante a consulta?
A psicoterapia é baseada na fala e na escuta, então durante esse tempo você poderá falar de tudo o que quiser, é normal o medo de não saber o que falar ou como agir, afinal não somos treinados para ter esse tempo só nosso esse momento de reflexão, de fala e de escuta das nossas próprias palavras.
-
Qual a diferença entre conversar com um psicólogo e com um amigo?
Bem, são muitas as diferenças. Sair com amigos, conversar e desabafar é ótimo porém nada tem a ver com a capacidade profissional do psicólogo, os amigos podem oferecer conselhos, opiniões e parcialidade de acordo com a vivência deles, já o psicólogo não irá te dizer o que fazer ou dar opinião sobre sua vida, ele irá ouvir sem julgamentos, de maneira imparcial e fazer intervenções terapêuticas para que você reflita e busque seus próprios caminhos, desenvolvendo autonomia. Além disso familiares e amigos não estão preparados para lidar com todo conteúdo que você precisa colocar para fora.
-
Quanto tempo dura o tratamento psicológico?
Não existe uma resposta definida para essa pergunta, a psicoterapia é um processo, assim como viver. Em nossa vida diversas vezes nos deparamos com sentimentos que não conseguimos lidar, dúvidas, tristeza, ansiedade, frustração, abandono, entre tantos outros que são experienciados de maneira muito particular em cada pessoa. A necessidade de apoio psicológico é constante porém ao longo do processo o paciente desenvolve autonomia para poder lidar melhor com seus conteúdos e muitas vezes ele mesmo saberá qual a hora de seguir sozinho, podendo sempre retornar em diversos momentos da vida.
-
Qual a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?
O Psiquiatra é formado em medicina e após o término ele faz uma especialização em psiquiatria, ele pode prescrever medicação e na maioria das vezes (há exceções) possui uma visão seguindo o modelo biomédico e patrocinado por gigantes da industria farmacêutica, a causa de transtornos psicológicos seria química e por isso a cura viria de medicamentos. É importante saber que em alguns casos medicamentos podem ser um complemento, mas nada substitui a psicoterapia e o autoconhecimento.
-
Como escolher o psicólogo?
É importante que o paciente se sinta confortável com o profissional escolhido, é uma questão extremamente pessoal. Dentro da psicologia existem diversas abordagens que fornecem uma visão de homem e de mundo diferentes mas independente da abordagem é importante que o profissional seja qualificado e ético.
-
Tenho problemas familiares e gostaria que todos participassem, é possível?
Sim, dentro da psicoterapia clínica existe a terapia familiar e terapia de casal além da terapia individual e se todos estiverem dispostos a participar você pode buscar um profissional que atenda essa necessidade.
-
Quando devo procurar ajuda psicológica?
Procurar ajuda psicológica requer coragem, pois o conhecimento de si mesmo é o mais difícil, qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades ou que queira compreender melhor suas questões pode procurar um psicólogo, Jung dizia: “O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor”. Carl G. Jung
Essa matéria tem caráter informativo. Se você se identificou com qualquer sintoma dessa matéria, talvez você precise de ajuda profissional,procure um Psicólogo.
Autora: Danielle Vieira – Psicóloga em Bragança Paulista e São Paulo – SP, CRP 06/131376.