Av. Dr. Tancredo das Neves, 183, sala 01 - Bragança Paulista
contato@daniellevieira.com.br
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757

Close
(11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757 contato@daniellevieira.com.br
Infarto ou ansiedade? Como doenças psicossomáticas lotam os hospitais.

Infarto ou ansiedade? Como doenças psicossomáticas lotam os hospitais.

“Nos Estados Unidos em média 5 milhões de pessoas vão ao prontos socorro queixando-se de dores no peito, que sugerem problemas cardíacos, mas só 500 mil delas realmente tem algo físico”.

São milhares de pessoas que todos os dias lotam os pronto atendimentos dos hospitais no Brasil e no mundo, e de acordo com o American Journal of Medicine com sintomas físicos comuns como: palpitações, dores no corpo, dores de cabeça, dores de estômago, formigamento, falta de ar, fadiga, tontura, inchaço, insônia, impotência, dore de barriga e dores nas costas, mas em 84% dos casos as causas eram psicossomáticas, ou seja, não foi possível detectar nenhuma origem física desses sintomas.

A origem desses sintomas físicos está na psique, a psicossomática vem estudando há anos sobre pacientes que somatizam, ou seja, apresentam sintomas físicos leves ou graves como forma de escoar esse sofrimento psíquico, porém poucas são as pessoas que buscam tratamento psicológico e muitas são as que esperam horas em filas de pronto socorro, atribuindo ao corpo essa culpa por não estar se sentindo bem.

É comum vermos ou vivenciarmos o seguinte fato:

Você sente uma dor de cabeça, ela piora, você se auto medica, elanão passa. Após vivenciar esse incômodo por alguns dias você decide então ir ao médico, ele analisa, “vira você de ponta cabeça”, pede exames de todos os tipos, de imagem, de sangue, de alergia, enfim. Após uma bateria e horas no hospital ele pergunta como você tem passado esses dias, se algo incomum aconteceu, você então se dá conta de que não está bem, tem passado por dias difíceis, chorado, e nesse momento se dá conta de que pode haver alguma ligação entre essa dor de cabeça com seu estado emocional.

Apesar da ampla evolução na área da psicossomática parece haver ainda um distanciamento das pessoas entre corpo e mente, ainda existe uma mentalidade no senso comum e até mesmo entre acadêmicos de que é possível separar mente e corpo mas não é. Nossa psique é capaz de produzir diversos sintomas físicos, como sinal de alerta de que algo não está bem e esses sinais não podem ser ignorados.

Ter consciência dessa conexão entre mente e corpo é o primeiro passo para saber identificar a manifestação de doenças e sintomas.

Parece que ainda é mais fácil buscar sempre causas orgânicas do que entrar em contato com suas próprias questões emocionais e buscar ajuda de um psicólogo.

Os sintomas psicossomáticos nada mais são do que a experiência da psique passando pelo corpo. Quando abafamos e guardamos emoções e afetos por algum tempo nosso organismo é tão inteligente que parece encontrar uma maneira de escoar toda essa carga afetiva através do corpo e dos sintomas físicos que levam tantas pessoas aos hospitais diariamente.

Autora: Danielle Vieira – Psicóloga em Bragança Paulista e São Paulo e fundadora do IIPB, CRP 06/131376.

 

 

Phone: (11) 2277-4283 ou (11) 99767-2757
Fax: (11) 2277-4283
Consultório de Psicologia em Bragança Paulista
Av. Dr. Tancredo das Neves, 183, sala 01 - Bragança Paulista
Whatsapp!